ASSISTÊNCIA TÉCNICA A IMPRESSORAS HP RJ : 21 4107-9457/ 9 8237-2820/3684-8095

PARA PRODUTOS HP NA GARANTIA, FAVOR ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM A HP PELO 0800 7097751.

ESTAMOS FUNCIONANDO NORMALMENTE 24H DE DOMINGO A DOMINGO. VAMOS AO LOCAL.


QUEBRE A CORRENTE! APAGUE A MENSAGEM

1. As correntes de mensagens
         As correntes de mensagens começaram muitos anos antes do aparecimento da Internet, com propostas de ganhar dinheiro fácil, mensagens afetuosas, avisos (bem ou mal-intencionados) ou abaixo-assinados. Distribuídas por correio postal, ou de mão em mão, eram relativamente pouco prejudiciais, pois sua propagação dava mais trabalho. Com a difusão do correio eletrônico o cenário mudou radicalmente, pois bastam uns poucos cliques de mouse para que se crie um problema que, de várias maneiras, poderá afetar um grande número de pessoas.
          Normalmente, os adeptos de correntes de mensagens buscam atingir um número expressivo de destinatários, usualmente a lista de endereços armazenada em sua máquina. Vamos, no entanto, supor que o nosso remetente seja mais comedido e envie a mensagem para apenas 10 destinatários (a primeira "geração" da corrente). Cada destinatário, por sua vez, propaga a corrente para mais 10 endereços (a segunda "geração"); e, assim, sucessivamente. Esta razão de crescimento, bastante modesta e fácil de ser mantida, fará com que a 6ª geração de mensagens alcance um volume expressivo de 1.000.000 de e-mails. Isto encerra uma série de inconvenientes, tratados a seguir.    Geração Destinatários
  10
100
  1.000
10.000
  100.000
1.000.000

 2. Os inconvenientes:
• Sobrecarga de servidores
            O impacto sobre os servidores é o primeiro a ser sentido: o aumento do tamanho das filas, a sobrecarga do processador e a possibilidade de colapso da máquina.

• Risco de suspensão do serviço
            Caso o provedor do serviço não tome medidas para coibir este tipo de abuso, o servidor utilizado poderá ser incluído em alguma das muitas "listas negras", mantidas por organizações anti-SPAM.

• Custo para o destinatário
            O usuário individual, quando utiliza o correio eletrônico de seu trabalho, ou que dispõe de serviço de banda larga em casa, nem sempre se dá conta do custo imposto pelas correntes de mensagens. O mesmo não ocorre para o usuário doméstico que utiliza acesso discado: ele estará pagando pelo tempo necessário para baixar seus e-mails.

• O incômodo da mensagem indesejada
            Ao contrário do SPAM tradicional, a primeira geração de destinatários de uma corrente de mensagens é de conhecidos do remetente. Estes dificilmente ficarão satisfeitos em receber (logo de um conhecido!) informações inúteis, muitas vezes falsas ("hoaxes"), que atravancarão suas caixas postais.

• A exposição de endereços
            Todos reclamam do SPAM, mas poucos param para pensar em como os endereços eletrônico chegam às mãos dos "spammers". Uma das fontes de informações são as correntes: centenas de endereços válidos "prontos para uso".
            Quem dá seguimento a uma corrente está expondo seu próprio endereço e os de seus conhecidos, permitindo que sejam incluídos em listas de distribuição de SPAM.

 3. Como reconhecer uma corrente :
            As correntes de mensagens usualmente têm em comum:
Autoria desconhecida, indeterminada, ou de difícil comprovação.
Uma chamada de impacto, normalmente no "subject", para prender sua atenção, despertar sua curiosidade, simpatia, indignação ou solidariedade, evitando que você simplesmente apague o e-mail.
Um apelo à sua consciência ou a seus sentimentos ("...não custa ajudar..."), a promessa de um benefício ("...terás um milagre...") , ou uma ameaça a seu micro  ("... seu HD será formatado") ou mesmo à sua pessoa ("...Fulano interrompeu a corrente e, 2 dias depois,...").
Um pedido de que você encaminhe a mensagem para determinado número de pessoas, ou para todos os seus conhecidos.

 4. O que fazer:
            Caso você receba  uma corrente de mensagens, não a propague em nenhuma hipótese.
            Preste um serviço a você mesmo e à comunidade de usuários da Internet:

QUEBRE A CORRENTE!     APAGUE A MENSAGEM!