Dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do "pen drive", localizado na barra de tarefas, no canto inferior direito da tela, mostrado na figura ao lado.
Aparecerá a janela abaixo reproduzida, onde são exibidos os dispositivos USB presentes; no caso, dois "pen drives", designados como volume "E" e volume "G":
2º passo:
Selecione aquele que deverá ser removido, no caso, o volume "E", e clique no botão "Parar".
3º passo:
Aparecerá uma janela para que você confirme que deseja realmente desconectar o "pen drive" selecionado. Clique em "OK".
a) Caso o sistema interrompa o dispositivo:
Caso o sistema interrompa o dispositivo, como se espera, ele desaparecerá da lista e será exibida a mensagem mostrada na figura ao lado, apontando para o ícone do "pen drive" na barra de tarefas.
É só isto. Você já pode desconectar com segurança o dispositivo da porta USB do seu computador.
Caso o sistema interrompa o dispositivo, como se espera, ele desaparecerá da lista e será exibida a mensagem mostrada na figura ao lado, apontando para o ícone do "pen drive" na barra de tarefas.
É só isto. Você já pode desconectar com segurança o dispositivo da porta USB do seu computador.
Quando isto ocorre, é sinal de que algum arquivo de seu "pen drive" está aberto e sendo utilizado por algum programa, ou que alguma tarefa ou transferência de dados que envolva o "pen drive" está em andamento.
Caso você tenha usado algum programa do MS Office (Word, Excel, PowerPoint) para editar arquivos, após salvar seus dados, feche-o. Feche também o Windows Explorer.
Enquanto você não obtiver a mensagem que aparece no item anterior, não remova o "pen drive".